Para o monitoramento da satisfação do cliente, foi adotada a metodologia de pesquisa com perguntas fechadas e abertas. O formulário foi disponibilizado na REDEMET, no período de 15 de abril a 03 de maio de 2024.
Em 2024, aderiram a pesquisa um total de 475 usuários. 17% a mais em relação a 2023 (397 usuários), comparando os Gráficos nº 1 e nº 2, que seguem abaixo:
Gráfico 1 - perfil dos usuários que responderam à pesquisa em 2023 Fonte – Pesquisa de satisfação da REDEMET
Gráfico 2 - perfil dos usuários que responderam à pesquisa em 2024 Fonte – Pesquisa de satisfação da REDEMET
Sobre a Regularidade das informações meteorológicas METAR/SPECI:
Gráfico 3 – regularidade das informações METAR/SPECI 2023 Fonte – Pesquisa de satisfação da REDEMET
Gráfico 4 - regularidade das informações METAR/SPECI 2024 Fonte – Pesquisa de satisfação da REDEMET
Sobre a regularidade da informação meteorológica, comparando os gráficos 3 e 4 com os resultados dos anos de 2023 e 2024, respectivamente, conclui-se que a percepção dos usuários foi de melhoria: a classificação de “ótima” subiu de 60% (2023) para 75% (2024). As classificações “ruim”/ “péssima” caíram de 1% (2023) para 0% (2024). A classificação como “regular” permaneceu no valor de 5% (2023/2024).
Correta confecção da informação METAR/SPECI:
Gráfico 5 - correção das informações METAR/SPECI 2023 Fonte – Pesquisa de satisfação da REDEMET
Gráfico 6 - correção das informações METAR/SPECI 2024 Fonte – Pesquisa de satisfação da REDEMET
Sobre a correta informação METAR/SPECI dos aeródromos do escopo, de forma que reflita as reais condições meteorológicas/operacionais, comparando os gráficos 5 e 6 com os resultados dos anos de 2023 e 2024, respectivamente, conclui-se que a percepção dos usuários foi também de melhoria: a classificação de “ótima” subiu de 45% (2023) para 59% (2024). A classificação como “regular” caiu de 9% (2023) para 4% (2024). As classificações “ruim”/“péssima” permaneceram em 1% (2023/2024).
Gráfico 7 - visão do usuário sobre a informação METAR/SPECI 2023 Fonte – Pesquisa de satisfação da REDEMET
Gráfico 8 – visão do usuário sobre a informação METAR/SPECI 2024 Fonte – Pesquisa de satisfação da REDEMET
Sobre a visão do usuário, com relação a erros nas informações meteorológicas METAR/SPECI, comparando os resultados de 2023/2024 - nos gráficos 7 e 8, respectivamente - houve percepção de melhoria: queda de 18,14% para 9% dos usuários consultados que verificaram erros nas informações meteorológicas METAR/SPECI do escopo do SGQM.Também é importante apontar a tendência crescente dos usuários se valerem do SAC (Serviço de Atendimento ao Cidadão) para expressarem suas opiniões sobre o serviço de meteorologia aeronáutica, aumentando, assim, a capacidade de monitoramento da satisfação dos clientes, conforme o gráfico abaixo:
Gráfico 9 – tendência da utilização do SAC para tratativas sobre a Meteorologia Aeronáutica Fonte – Subdepartamento de Operações do DECEA
Pelo Gráfico nº 9, pode-se perceber a valoração dos usuários em utilizar o SAC como meio de comunicação: em 2018 foram 53 chamadas para tratar de assuntos relacionados à Meteorologia; em 2019 foram 89 chamados; 130 chamados em 2020; 120 em 2022; e 149 chamados em 2023.
Gráfico 10 – quantitativo do SAC específico para tratar sobre assuntos da Meteorologia relacionados ao escopo, nos anos de 2022 e 2023 Fonte – Subdepartamento de Operações do DECEA
Além da pesquisa de satisfação, aplicada na REDEMET, é disponibilizado o SAC (Serviço de Atendimento ao Cidadão). De acordo com o Gráfico nº 10, em 2022, dos 120 chamados abertos sobre Meteorologia Aeronáutica, somente 19 (15,83%) estavam relacionados ao escopo do SGQM. Em 2023, do total de 149 chamados sobre Meteorologia Aeronáutica, apenas 07 (4,69%) estavam relacionados ao escopo do SGQM.