Para o monitoramento da satisfação do cliente, foi adotada a metodologia de pesquisa com perguntas fechadas e o formulário disponibilizado na REDEMET, entre 06 de fevereiro a 12 de abril de 2023.

Os resultados foram tabulados e estão apresentados nos gráficos seguintes:

                  Gráfico 1 - perfil dos usuários que responderam à pesquisa Fonte – Pesquisa de satisfação da REDEMET

 

Conforme o gráfico 1, responderam à pesquisa de satisfação um total de 397 (100%) usuários. As maiores participações foram de Controladores de Tráfego Aéreo (196 – 49,37 %), Observadores Meteorológicos (131 – 33%), Informações Aeronáuticas (29 – 7,3%), Outros (28 – 7,05 %), Pilotos (22 – 5,5%), Previsores Meteorológicos (16 – 4,03%).

Gráfico 2 - regularidade das informações METAR/SPECI Fonte – Pesquisa de satisfação da REDEMET

Quanto à regularidade das informações meteorológicas, o gráfico 2 aponta que 60% consideraram como ótima, 34% como boa, 5% como regular e 1% ruim.

Gráfico 3 - correção das informações METAR/SPECI Fonte – Pesquisa de satisfação da REDEMET

 

Quanto à correta codificação do METAR/SPECI, de forma que represente as reais condições meteorológicas do momento e em conformidade com a regulamentação, o gráfico 3 informa que 45% consideraram como ótima, 45% como boa, 9% como regular e 0% como ruim.

Gráfico 4 – visão do usuário sobre a informação METAR/SPECI Fonte – Pesquisa de satisfação da REDEMET

 

Na visão do total de usuários que responderam à pesquisa (397), 325 participantes (81,86%) informaram não verem erros nas informações meteorológicas METAR e SPECI, contra os 72 participantes restantes (18,14%). Dos 72 usuários que percebem erros nas informações meteorológicas METAR e SPECI, 62 usuários (86,08%) responderam que às vezes percebem erros, contra 10 usuários (13,92%) que sempre percebem a informação METAR e SPECI com erros.

Também é importante apontar a tendência crescente dos usuários se valerem do SAC (Serviço de Atendimento ao Cidadão) para expressarem suas opiniões sobre o serviço de meteorologia aeronáutica, aumentando, assim, a capacidade de monitoramento da satisfação dos clientes, conforme o gráfico abaixo:

Gráfico 5 – tendência da utilização do SAC para tratativas sobre a Meteorologia Aeronáutica Fonte – Subdepartamento de Operações do DECEA

Pelo gráfico 4, pode-se perceber a valoração dos usuários em utilizar o SAC como meio de comunicação: em 2018 foram 53 chamadas para tratar de assuntos relacionados à Meteorologia, em 2019 foram 89 e em 2020 e 2022, 130 e 120 chamados, respectivamente.

Gráfico 6 – quantitativo do SAC específico para tratar sobre assuntos da Meteorologia relacionados ao escopo, no ano de 2022 Fonte – Subdepartamento de Operações do DECEA

De acordo com o gráfico acima, dos 120 chamados abertos em 2022 de Meteorologia, somente 19 (15,83%) estavam relacionados ao escopo do SGQM.