Para o monitoramento da satisfação do cliente, foi adotada a metodologia de pesquisa com perguntas fechadas e o formulário disponibilizado na REDEMET, entre 01 de fevereiro a 01 de abril 2022.
Os resultados foram tabulados e estão apresentados nos gráficos seguintes:
Gráfico 1 - perfil dos usuários que responderam à pesquisa Fonte – Pesquisa de satisfação da REDEMET
Conforme o gráfico 1, responderam à pesquisa de satisfação um total de 452 (100%) usuários. As maiores participações foram de Observadores meteorológicos (170 – 38%), Controladores de Voo (131 – 29%), Pilotos (40 – 9%), Profissionais AIS (27 – 6%), Previsores Meteorológicos (19 – 4%). Um fato interessante, levantado na pesquisa foi o quantitativo significativo de usuários que não se enquadram nos perfis profissionais que comumente utilizam a REDEMET: Outros (45 – 10%). A diversidade de perfis profissionais, entre os clientes internos e externos do Sistema, que responderam a pesquisa, presume que uma melhor garantia da confiabilidade dos resultados da pesquisa.
Gráfico 2 - regularidade das informações METAR/SPECI Fonte – Pesquisa de satisfação da REDEMET
Quanto à regularidade das informações meteorológicas, o gráfico 2 aponta que 64,82% consideraram como ótima, 31,42% como boa, 3,54% como regular e apenas 0,22% ruim.
Gráfico 3 - correção das informações METAR/SPECI Fonte – Pesquisa de satisfação da REDEMET
Quanto à correta codificação do METAR/SPECI, de forma que represente as reais condições meteorológicas do momento e em conformidade com a regulamentação, o gráfico 3 informa que 53,32% consideraram como ótima, 41,81% como boa, 3,76% como regular e 1,11% como ruim.
Gráfico 4 – Visão do usuário sobre a informação METAR/SPECI Fonte – Pesquisa de satisfação da REDEMET
Na visão do total de usuários que responderam à pesquisa, 354 participantes (80,53%) informaram não verem erros nas informações meteorológicas METAR e SPECI, contra os 88 participantes restantes (19,47%). Dos 88 usuários que percebem erros nas informações meteorológicas METAR e SPECI, 84 (95%) responderam que às vezes percebem erros, contra 4 usuários (5%) que sempre percebem a informação METAR e SPECI com erros.